Aplicações

Remoção de fósforo de efluentes

  • REMOÇÃO DE FÓSFORO DE EFLUENTES-302
  • REMOÇÃO DE FÓSFORO DE EFLUENTES-301
  • REMOÇÃO DE FÓSFORO DE EFLUENTES

Funcionamento

Remoção de fósforo de efluentes, é desenvolvido para o tratamento de efluentes, com adição de coagulante e polímero, proporcionando alta remoção de fosforo com eficiência média de 95%.

Para o correto funcionamento do sistema para remoção de fósforo de efluentes, é fundamental a correção do pH do efluente para a alimentação do Flotador DAF, possuindo a opção da dosagem manual ou automática dos produtos necessários para a correção do pH do efluente na entrada do sistema.

O Sistema terciário, possui a função exclusiva de realizar a flotação dos materiais em suspensão, através da injeção das microbolhas no fundo do equipamento, proporcionando o fluxo ascendente dos sólidos até a superfície, formando a camada de lodo flotado, para remoção dos sólidos com alta concentração de fosforo.

A alta eficiência do sistema de remoção de fósforo de efluentes, ocorrem devido a coagulação avançada do efluente e qualidade do sistema da geração das microbolhas, sendo geradas através da bomba de microbolhas de multiestágios da marca Linsul, proporcionado maior aderência dos floculos e a separação das micropartículas em suspensão. A bomba de microbolhas é o principal componente do Flotador por Ar Dissolvido, pois realiza a separação das micropartículas em suspenção dos efluentes, necessitando da baixa dosagens dos produtos químicos, como coagulante e o polímero, proporcionado maior redução do custo operacional, em relação aos Flotadores por Ar Dissolvido tradicionais do mercado.

O Gerador de microbolhas da marca Linsul, são projetados para a geração das microbolhas com tamanho de 5 a 10 um, sendo um dos diferenciais do sistema de remoção de fósforo de efluentes, com capacidade de atender a vazão de 5 a 250 m³/h.

O sistema da raspagem do lodo do Flotador por Ar dissolvido, disponibiliza a regulagem da altura e da velocidade das pás raspadoras, para realizar o adensamento desejado do lodo, com a opção da concentração dos sólidos suspensão de 2 a 6%. Devido o Flotador por Ar dissolvido, possuir a vantagem da regulagem do adensamento do lodo, apresenta menor geração do volume do lodo, facilitando o processo de desidratação do lodo.

O lodo gerado no processo de flotação, é conduzido para a etapa de desidratação do lodo, com o objetivo da redução do volume dos resíduos sólidos, proporcionando consideravelmente a redução dos custos com a destinação. A desidratação do lodo é realizada através da Prensa desaguadora de Discos da marca Linsul, sendo um equipamento com alta eficiência e baixo consumo de energia elétrica.

Aplicações

  • Sistema de flotação para remoção de fósforo;
  • Sistema de terciário para lançamento do efluente tratado;
  • Reuso de água.

Vantagens

  • Fácil instalação, operação e manutenção;
  • Floculador mecânico para reação completa do coagulante e polímero, possuindo regulagem para ajuste do gradiente de velocidade;
  • Alta eficiência na remoção do fósforo;
  • Entre outras vantagens.

Capacidades Disponiveis

  • 2,0 a 300 m³/h.