Bomba de Microbolhas: Maior Eficiência no Tratamento de Água e Efluentes utilizando Flotação por Ar Dissolvido (DAF)
O sistema de Flotação por Ar Dissolvido (DAF) é um processo amplamente utilizado no tratamento de águas e efluentes industriais, principalmente na remoção de sólidos suspensos, óleos e gorduras, algas, fósforo, entre outros, assim como no adensamento de lodos. Seu princípio de funcionamento baseia-se na introdução de microbolhas de ar na água, que se aderem às partículas suspensas, reduzindo sua densidade e promovendo sua ascensão à superfície, onde são removidas por raspagem.
Dependendo do contaminante que se pretende remover, o flotador pode ser precedido por sistemas com tanques e dosagem de produtos químicos para ajuste do pH, coagulação e floculação.
Um dos fatores fundamentais que determinam a eficiência do processo de DAF é o tamanho e a estabilidade das microbolhas. Microbolhas menores apresentam maior área de contato com as partículas e melhor capacidade de adesão, aumentando a remoção de sólidos, óleos e graxas. Além disso, microbolhas estáveis evitam a coalescência prematura e garantem um transporte eficiente dos contaminantes até a superfície.
As microbolhas são geradas na câmara de flotação a partir da introdução da água saturada com ar, dando uma aparência de água “leitosa” devido ao minúsculo tamanho das microbolhas que, como o nome já diz, estão na faixa de micrômetros. A água saturada com ar introduzida no flotador é obtida através de sistemas de pressurização, nos quais o ar é dissolvido na água em pressões acima da atmosférica. No momento em que essa água entra na câmara de flotação, onde a pressão é menor, há uma redução brusca de pressão, e o ar dissolvido na água é liberado em formato de microbolhas.
A água utilizada para saturação de ar, que irá passar pelo sistema de pressurização, pode ser a de entrada no processo de tratamento (sistemas sem reciclo), ou através da recirculação de parte da água já tratada no processo (sistema com reciclo).
O sistema de pressurização utilizado para a saturação de ar na água pode ser através de um tanque de saturação e um compressor de ar, ou de um equipamento mais moderno, que é a bomba de microbolha.
A bomba de microbolha é um tipo especial de bomba, projetada para promover a mistura de ar e água e submeter esta mistura a elevada pressão, que permite atingir microbolhas com diâmetros menores e mais estáveis, além de proporcionar um maior controle do fluxo da mistura ar/água.
A Linsul Indústria e Soluções Ambientais desenvolveu uma bomba de microbolhas de multiestágios inovadora de última geração, capaz de gerar microbolhas de ar com diâmetro entre 5 a 10 micrômetros e vazão de 3 a 120m³/h, para atender flotadores que operam com vazões de 2 a 500 m³/h.
Fornecemos a bomba de microbolhas, e também o sistema completo de tratamento por DAF, todo em aço inoxidável, pré-fabricado, contendo sistema de geração de microbolhas, ajuste de pH, coagulação e floculação.