Remoção de Fósforo de Efluentes utilizando Flotação por Ar Dissolvido (DAF)
Aplicações

A presença de fósforo em efluentes industriais e sanitários é um dos principais fatores responsáveis pela eutrofização de corpos d’água, fenômeno que causa o desenvolvimento excessivo de algas e compromete a qualidade da água, principalmente em ambientes lênticos (lagoas, barragens).
Esse fator pode afetar a fauna aquática e dificultar o tratamento da água para consumo humano, uma vez que a morte das algas pode liberar substâncias que conferem gosto e odor na água. Assim, o controle da concentração de fósforo nos efluentes é importante para a preservação dos recursos hídricos.
Existem diferentes tecnologias para a remoção do fósforo de efluentes, sendo classificadas geralmente em processos físico-químicos e biológicos. Métodos biológicos incluem a assimilação microbiana e processos biológicos avançados, alternando entre ambientes aeróbios e anaeróbios.
Já as técnicas físico-químicas envolvem a precipitação química por meio da adição de coagulantes, como sais de ferro ou alumínio, e eventualmente polímeros, seguida por processos de separação, como decantação ou flotação. Entre os métodos de separação, destaca-se a flotação por ar dissolvido, ou DAF (do inglês “Dissolved Air Flotation”), que tem se mostrado eficiente para a remoção de fósforo de efluentes.
A flotação por ar dissolvido é um processo no qual microbolhas de ar são injetadas no efluente para auxiliar na separação de partículas sólidas da água. Para a remoção do fósforo, geralmente é realizada uma etapa preliminar de coagulação e floculação, para formar precipitados contendo fósforo. Esses precipitados são então removidos por flotação, na qual as microbolhas aderem às partículas, reduzindo sua densidade e fazendo com que flutuem até a superfície do tanque, onde são removidas por raspagem.
Algumas das principais vantagens da DAF são a alta eficiência na remoção de fósforo em uma menor área, em comparação com decantadores convencionais, e um maior controle do processo de separação. Variáveis como o pH, dosagem dos produtos químicos (coagulantes e polímeros), gradientes de velocidade, tempo de retenção, assim como o tamanho e a distribuição das microbolhas, precisam ser ajustados para garantir a máxima eficiência do processo.
A DAF pode ser utilizada tanto na etapa de tratamento terciário da ETE, com a função de remover principalmente o fósforo, como na etapa de tratamento primário, na qual o objetivo é remover o fósforo e também outros contaminantes do efluente, como sólidos suspensos, óleos e gorduras, quando presentes.
Além disso, a flotação pode ser facilmente integrada a sistemas de tratamento de água existentes, tornando-a uma opção atraente para muitas instalações industriais e de tratamento de água.
A Linsul Indústria e Soluções Ambientais desenvolve e fabrica equipamentos e sistemas completos para tratamento de água e efluentes. A empresa fornece o sistema integrado de flotação por ar dissolvido (DAF), compacto e inovador, contendo floculador mecânico, sistema de correção de pH e sistema de geração de microbolhas com bomba tipo turbina e multiestágio.
Solicitar Orçamento
Porque escolher a Linsul?
Conheça alguns motivos
1
2
3
4
5
Clientes e Parceiros















