Você sabe quais são as etapas do tratamento de efluentes?
Cada fase tem um papel fundamental para garantir eficiência na remoção de um ou mais contaminantes presentes no efluente. Para atender aos padrões legais, as ETEs utilizam processos sequenciais e integrados.
Cada fase tem um papel fundamental para garantir eficiência e segurança. Para atender aos padrões legais, as ETEs empregam processos sequenciais e integrados:
Tratamento Preliminar: Primeira etapa, onde são removidos sólidos grosseiros (como plásticos, tecidos) por grades e areia (desarenadores), protegendo as etapas subsequentes de entupimentos e abrasão.
Tratamento Primário: O efluente segue para equipamentos para remoção de sólidos sedimentáveis e óleos e gorduras, no caso dos decantadores primários, ou também dos sólidos suspensos, através da flotação. Nesta etapa ocorre também uma redução da concentração de matéria orgânica e nutrientes, uma vez que grande parte da parcela particulada do efluente é removida.
Tratamento Secundário: É a etapa central e mais complexa, utilizando processos biológicos (aeróbios como lodos ativados; anaeróbios como reatores UASB; ou lagoas de estabilização, entre outros) para degradar a matéria orgânica dissolvida e suspensa remanescente. Nesta fase, dependendo do processo adotado, também pode ocorrer a remoção de nitrogênio e fósforo, de forma biológica. A biomassa gerada (lodo) é então separada e deve receber tratamento e disposição adequada.
Tratamento Terciário (eventual): Aplicado quando padrões de descarte mais rigorosos exigem. Pode incluir filtração (areia, membranas) para remoção de sólidos residuais finos, desinfecção (cloração, radiação UV, ozônio) para eliminar patógenos e remoção avançada de nitrogênio e fósforo para prevenir a eutrofização.
A escolha e otimização desses processos são essenciais para a sustentabilidade operacional de uma ETE, e para a devolução de água tratada com segurança ao meio ambiente ou reúso, alinhando-se intrinsecamente aos princípios da economia circular e à construção de um saneamento eficiente e resiliente.