Floculador Mecânico
O floculador mecânico é aplicado no processo de tratamento de água, sendo responsável pelo processo de reação dos produtos químicos para coagulação e floculação da água bruta. A coagulação ocorre basicamente pera reação do coagulante, juntamente com o tempo de retenção ideal e aliado ao gradiente de velocidade de acordo com a aplicação.
A reação dos produtos químicos para o tratamento da água:
Necessita de muito cuidado no desenvolvimento do Floculador mecânico, devendo respeitar as normas vigentes para o dimensionamento correto, porém é fundamental analisar os parâmetros da água bruta a ser tratada, pois para muitas aplicações a experiência aliada aos testes de tratabilidade da água é fundamental para o sucesso do projeto, sendo muitas vezes mais indicado que qualquer literatura sobre o assunto. O projeto correto do Floculador mecânico proporciona maior facilidade no tratamento da água, devido a reação completa dos produtos químicos e com isso ocorre significativamente a redução do custo operacional.
O sistema de coagulação ocorre através do processo físico-químico, e necessita da utilização correta dos produtos químicos e quantidade ideal e de acordo com a qualidade da água bruta a ser tratada. Para geração dos floculos é fundamental proporcionar o gradiente de velocidade dentro do floculador mecânico, sendo que o equipamento possui uma zona de mistura rápida, floculação rápida e lenta, e conta com um sistema de regulagem e controle do gradiente de velocidade através da regulagem da velocidade dos agitadores.
O misturador do floculador mecânico, é projetado com eixo central e misturadores com paletas verticais, sendo o modelo mais indicado para o tratamento de água, devido a maior área de contato com o líquido, proporcionando maior mistura com baixa rotação, portando reduz o cisalhamento dos floculos.
É muito comum a utilização do floculador mecânico com misturadores com pás inclinadas, devido ao baixo custo de fabricação. Neste modelo ocorre alta turbulência e cisalhamento dos flocucos na área de contato da hélice, sendo assim, é necessário realizar maior dosagem dos produtos químicos para compensar a quebra dos floculos. Com base em testes práticos e case de sucesso, o custo operacional dos misturadores com pás inclinadas, poderá chegar até 20% maior em relação aos misturadores do modelo de paleta vertical.
Capacidade disponível: 20 a 400m³/h.
- Sistema compacto e de fácil instalação;
- Baixo custo de manutenção e operacional;
- Sistema com alta eficiência na coagulação e floculação;
- Entre outras vantagens.
- Floculação mecânica para coagulação da água bruta nas estações de tratamento de água;
- Floculação mecânica para os processos de tratamento de efluentes;
- Reação dos produtos químicos no tratamento de água e efluentes, que necessitam de maior tempo de reação hidráulica para coagulação e floculação, com a necessidade da regulagem do gradiente de velocidade;
- Entre outras aplicações mediantes consulta
Solicitar Orçamento
Porque escolher a Linsul?
Conheça alguns motivos